A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, e o secretário da Educação da Capital, professor Fábio Chaves, entregaram mais três novas salas voltadas ao atendimento de estudantes com necessidades educacionais especiais para a comunidade da Escola Municipal Darcy Ribeiro, situada na Arse 91 (904 Sul). O evento de entrega contou com a presença de educadores, estudantes, familiares e técnicos da Secretaria Municipal da Educação (Semed).
A construção das salas faz parte do planejamento da gestão de ampliar os espaços de inclusão nas escolas municipais. Este ano, já foram entregues seis salas com o mesmo formato, e estão sendo construídos espaços semelhantes em mais 12 unidades educacionais. As salas foram implementadas no formato de contêineres, oferecendo um ambiente adequado e equipado para garantir o suporte necessário aos alunos com deficiência ou dificuldades de aprendizagem.
Todos os espaços contam com equipamentos tecnológicos, materiais pedagógicos específicos e mobiliário adaptado, além de profissionais especializados, como professores de apoio e psicopedagogos.
Para a prefeita, as novas instalações na Escola Darcy Ribeiro marcam mais um passo importante para o atendimento com mais qualidade, inclusiva e acessível aos alunos com deficiência. “Um dos nossos desafios é levar a educação de excelência, uma educação inclusiva, e isso acontece aqui nesta escola. O que acontece na rede municipal de ensino de Palmas não tem que ser uma exceção, tem que ser uma regra. Que bom seria se nós tivéssemos essa qualidade de ensino, essa qualidade de acesso à inclusão em todas as escolas do Brasil. As salas de recursos entregues hoje são importantes ferramentas para ampliar o atendimento dos 64 alunos matriculados aqui que precisam de atendimento especial. Estamos investindo no futuro das nossas crianças, garantindo que todos tenham as mesmas oportunidades de aprender e se desenvolver”, destacou.
A mãe do aluno 8º ano Kalleby Silva Oliveira, Cintia Paula de Oliveira Silva, visivelmente emocionada, agradeceu à gestão municipal pelo investimento e falou sobre o impacto positivo das novas salas no aprendizado dos estudantes. “O Kalleby é aluno desta escola há anos, somos gratos pelo cuidado e os aprendizados que ele recebe. Acredito que com os novos espaços a escola conseguirá atender um número maior de alunos, além de proporcionar um ambiente acolhedor e estimulante para o desenvolvimento de cada um deles”, observou.
O secretário da Educação, professor Fábio Chaves, aproveitou a ocasião para reafirmar que as salas de recursos que foram entregues e as que estão em montagem fazem parte de um plano maior da Prefeitura, que inclui formações continuadas para professores, adaptação arquitetônica das escolas e ampliação do número de profissionais especializados na rede municipal. “Com ações assim, a gestão municipal reafirma, mais uma vez, sua prioridade em promover uma educação inclusiva e de qualidade para todos os alunos. Essa é mais uma demonstração da forma de pensar a educação da gestão da prefeita Cinthia, que é de ter as crianças todas convivendo no mesmo ambiente, com a sua especialidade e especificidade”, concluiu Chaves.