Policiais do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) receberam uma solicitação da Polícia Federal para realizar procedimentos administrativos ambientais em uma área de garimpo ilegal. Durante a fiscalização na fazenda, os policiais identificaram outra área de extração de minério de ouro ilegal. No local, foi constatado o uso de mercúrio metálico, uma substância tóxica nociva à saúde humana e ao meio ambiente.
O suspeito, um homem de 53 anos, relatou aos policiais que não possuía autorização ambiental para a atividade. Os policiais localizaram 394 gramas de ouro, que estavam escondidos em um galpão, além de R$ 6.745,00 provenientes da venda do minério extraído.
Durante a operação, foram apreendidos três geradores e dois quilos de mercúrio metálico, além de realizada a interdição de 0,6 hectares da área utilizada para a prática criminosa.
O indivíduo foi conduzido à 14ª Central de Flagrantes da cidade de Dianópolis, onde foi ouvido pela delegada de plantão, e um inquérito policial foi instaurado para investigar as práticas ilegais. A multa aplicada ao suspeito pelos crimes ambientais totalizou R$ 503.000,00 (quinhentos e três mil reais).
A Operação “Protetor dos Biomas” é uma iniciativa permanente de combate ao desmatamento ilegal, queimadas e incêndios florestais. Ela integra o Sistema Único de Segurança Pública, com três eixos de atuação: combate às queimadas, combate ao desmatamento ilegal e proteção de terras indígenas.