Para capacitar os profissionais para o uso eficiente das ferramentas Google, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está realizando uma série de treinamentos voltados para os servidores da Pasta. As formações integram o eixo Profe Digital, do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe).
Estão sendo contemplados técnicos das 13 Superintendências Regionais de Educação (SREs), além dos profissionais lotados na sede e nos anexos da Seduc. As formações tiveram início no dia 16 e seguem até o dia 25 de outubro.
O treinamento intensivo e personalizado nas ferramentas do Google para profissionais da educação da rede estadual é coordenado pela Gerência de Sistematização da Educação Híbrida e a Distância.
“Estamos preparando os servidores para a utilização correta das ferramentas, tanto em atividades administrativas quanto pedagógicas e oferecendo suporte individualizado aos setores para otimizar o uso desses recursos e aumentar a eficácia no trabalho diário das equipes”, enfatizou a gerente de Sistematização da Educação Híbrida e a Distância, Carla Patrícia Silva Cruz Pereira.
A gerente de Avaliação e Desempenho, Zuleide Correia, é uma das servidoras participantes da formação. Segundo ela, o treinamento é fundamental para o aprimoramento do serviço realizado. “Com certeza todo esse conhecimento vai nos ajudar muito a usar as ferramentas do Google para aperfeiçoar nossas atividades. Não imaginava que havia tantas opções para facilitar e melhorar os resultados do nosso trabalho”, ressaltou.
Curso para professores
Paralelamente, os professores das 502 escolas estaduais estão participando de cursos on-line no Classroom, aprofundando seus conhecimentos para integrar as ferramentas Google às suas práticas pedagógicas e promover um ensino mais inovador e eficiente.
Profe Digital
O Profe Digital tem como objetivos promover a aprendizagem e a qualidade da educação, fomentar o desenvolvimento e a disseminação das inovações científicas, tecnológica educacional e assistiva.
Além das formações para todos os servidores da rede estadual de ensino, o Governo do Tocantins tem investido na modernização dos equipamentos das escolas e na aquisição de notebooks, chromebooks, espaços makes, computadores de mesa, dentre outros.
Neste ano, 14 mil notebooks foram adquiridos, beneficiando todos os professores da rede estadual, somando um investimento de mais de R$ 49 milhões. A Seduc também adquiriu 97 mil licenças da Google for Education, a maior plataforma de educação do mundo.
A meta do Governo do Tocantins é universalizar o acesso às tecnologias na rede estadual de educação e ultrapassar, até 2027, o número de 50 mil máquinas, contemplando todos os estudantes e servidores da educação estadual.