A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) sedia o 72º Fórum Nacional de Reitoras e Reitores da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). O tema desta edição é Interiorização universitária: o papel das universidades na promoção do desenvolvimento territorial. A solenidade de abertura aconteceu nesta quarta-feira, 23, às 19h, na Sede Administrativa da Untins.
A região Norte não recebe o Fórum da Abruem há 13 anos e, neste ano, a Unitins é palco dos debates promovidos pelo evento que reúne reitoras e reitores de todo o Brasil. Esses encontros visam aprofundar as temáticas que envolvem a agenda do Ensino Superior.
Para o reitor da Unitins, professor Augusto Rezende, “é uma grande honra para a Unitins sediar o Fórum da Abruem, especialmente na discussão sobre interiorização universitária, que é um dos nossos pontos fortes. Discutir essa temática é fundamental para pensarmos em como a educação superior pode transformar realidades locais, promover inclusão e impulsionar o crescimento sustentável dos territórios. Acreditamos que a troca de experiências e as reflexões deste encontro contribuirão para fortalecer nosso papel como agentes de mudança e inovação em todo o Brasil”.
Após a abertura, a programação segue até o dia 26 de outubro, com palestras, debates e reuniões, que acontecem no Hotel Pousada dos Girassóis II. Nesta edição, o evento contará com a participação das Câmaras de Internacionalização e Mobilidade Acadêmica, Gestão, Governança e Legislação, Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas, Saúde e Hospitais de Ensino.
O 72º Fórum Nacional de Reitoras e Reitores é promovido pela Abruem e realizado pela Unitins. Para conferir a programação completa acesse o Portal da Unitins.
Abruem
A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), criada em 1991, é uma das mais importantes entidades do Ensino Superior Brasileiro e da América Latina. Atuando diretamente em 20 Estados do Brasil e no Distrito Federal, por meio de suas 46 universidades associadas, a Abruem busca aprofundar permanentemente as discussões de temas prioritários para a agenda do Ensino Superior, sempre almejando a harmonia entre Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização.